Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

BLOG DA EMPADA...quatrocentos éguates!!!!!

 ÉÉÉÉguateee...mano!!!! A Irê, amiga nossa vizinha...daquela que se grita: -Alôô...Vizinhaaaa!!!, telefonou avisando que desceria trazendo uns pasteis de forno, disque...visse...!!! eram deliciosos.
Mano...então dei a pompa que mereciam...dei um toque gourmetido com manjericão e gari ( gengibre em conserva) , um de camarão e jambú e o outro de picanha. ÉÉÉÉguateee...mano!!!! quatrocentos...éguates...deliciosos mesmos...deliciosos que vieram parar nos desentocados e gourmetidos. Feitos com massa crocante, tipo croissant, ao forno. è só acessar:
www.blogdaempada.blogspot.com    

sábado, 29 de outubro de 2011

CHATEAU LOS BOLDOS....um merlot chileno


O Château Los Boldos  localiza-se em Requínoa, no Alto Cachapoal uma região  conhecida pela alta qualidade das uvas que alí são produzidas, isto propiciou ao Château alcançar reconhecimento internacional pelo alto nível de seus vinhos.  Degustamos ontem ao festejar-mos, tardiamente,  o aniversário do Emídio
Possui um cor vermelha rubi tendendo ao púrpura. No nariz remete a lembrança daquela mordida em goiaba vermelha e depois ficando o aroma de rapadura ou açucar mascarvo. Na boca achei-o persistente e áspero ao paladar deixando ao final, a lembrança de  couro e madeira.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

AÇAI...a lenda






Conta a lenda que existia uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos estavam escassos, era difícil conseguir comida para toda a tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional da tribo.
Até que um dia a filha do cacique, chamada IAÇÃ, deu à luz uma menina que também teve de ser sacrificada. IAÇÃ ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades. Ficando vários dias enclausurada em sua oca e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo, sem o sacrifício das crianças.
Certa noite de lua IAÇÃ ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma grande palmeira. Lançou-se em direção à filha, abraçando-a. Porém misteriosamente sua filha desapareceu.
IAÇÃ, inconsolável, chorou muito até morrer. No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos estavam em direção ao alto da palmeira, que se encontrava carregada de frutinhos escuros.Itaki então mandou que apanhassem os frutos, obtendo um vinho avermelhado que batizou de AÇAÍ, em homenagem a sua filha (IAÇÃ invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SOLAR DE CASTRO....um tempranillo pra lá de suave


Solar de Castro.Degustamos ontem. O Emídio encontrou na Gran Cru este espanhol, um terroir puro sangue de tempranillo e guanache. No Nariz um discreto perfume que lembra suavemente um Bien N'etre, um couro molhado. Na boca ligeiramente adocicado lembrando geléia de mirtilo...macio e persistente no final. Equilibrado, gostoso de tomar e apreciar. Um bom preço.

sábado, 8 de outubro de 2011

CIRIO DE NAZRÉ...Éguate mano!!!!

O Círio de Nossa senhora de nazaré é a expressão da fé do povo paraense. Acontece há mais de duzentos ano e sempre no segundo domingo de outubro. São várias formas de gratidão à Virgem de Nazaré que na sua plenitude é representada pela figura do romeiro da corda. Ele é o promesseiro que paga sua promessa na corda...Um sacrifício. Um flagelo que ao final da procissão que percorre mais de 4 km pelas ruas centrais de Belém saindo da Catedral até a basílica de Nazaré carregando a imagem da santa encontrada por Plácido, vê seu esforço recompensado por trazer Nossa Senhora de Nazaré, Tia Nazinha, como é carinhosamente chamada, até sua morada, na Basílica. Depois o promesseiro, o devoto, reune -se com a família em volta de comidas típicas como Vatapá, maniçoba, pato no tucupi comemorando o natal da família parense. O Círio de Nazaré é emoção...emocionante...não há ninguem que não se emocione...que não vibre..que não sinta o calor da fé...que não arrupie, como diz o caboclo paraoara...ÉGUATE...MANO!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

MANIÇOBA....a história

É Cirio...é o natal dos paraenses...época de comidas típicas...época de maniçoba. Um pouco de história nos ajuda a saborea-la com mais ênfase.
A maniçoba é uma comida utilizada pelos índios que preparavam para consumir nas ocasiões especiais, quando iam festejar algum acontecimento importante. A maniva são folhas da mandioca e por ser muito tóxica necessita ser cozida por vários dias para eliminar suas toxinas. Os índios colocavam a maniva triturada no fogo para cozer em água e saiam para caçar. Os animais abatidos eram colocados dentro da vasilha que estava a ferver, não se sabe ainda por quanto tempo cozinhavam a maniçoba. Mas, calcula-se que a deixavam ferver por uns 4 ou 5 dias. Hoje demoramos em preparar uma gostosa maniçoba exatamente 6 dias. A maniçoba criada pelos indígenas já sofreu influência dos colonizadores brancos que a ela acrescentaram os defumados e hoje em dia se prepara esta iguaria com os mesmos ingredientes utilizados para o preparo da feijoada substituindo o feijão pela maniva. A maniçoba até hoje continua sendo um prato requintado. É servido principalmente nas ocasiões especiais tal como faziam os indígenas.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ARTERO 2007...um tempranillo surpreendente


Este vinho foi realmente uma ótima surpresa. Fazia muito tempo que não provava um vinho que me agradasse tanto. O Artero 2007 da Vinhedos e Bodegas Muñoz é um tempranillo que vale a pena ser provado, pois dá gosto de beber. Vermelho-violáceo intenso. Aromas de acerola bem madura e cravos sobre notas de ramagem úmida. Macio e frutado, com ótimo equilíbrio e um curto e agradável final. Na lingua fica a leve lembrança do final do jambú dando a impressão de um sabor cheio, gostoso. Combinou muito bem com a pedida de salmão e bacalhau.. É gostoso, agradável e com bom preço. Pronto para beber! Experimentem!