Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

CONO SUR RESERVA...um chardonnay harmonioso

Para acompanhar o "salmão a los osdesentocados  & gourmetidos" o Zé Emidio truxe um Chardonnay Cono Sur reserva. Mostrando um amarelo palha com reflexos dourados. No nariz um intenso aroma frutado, com agradáveis notas cítricas lembrando carambola madura e caráter mineral que se traduz num frescor em harmonia com acidez equilibrada
Chardonnay é uma uva da família davitis vinífera, é natural da Bolonha, na frança,  a partir da qual é fabricado vinho branco de qualidade. Também é conhecida como aubaine, beaunois, melon blanc e pinot chardonnay.
A chardonnay é usada na composição do vinho, champanhe como responsável por seu aroma
Os vinhedos Cono Sur nasceram com o objetivo de produzir vinhos de qualidade premium, expressivos e inovadores, que transmitam o espírito do novo mundo. O competentíssimo Adolfo Hurtado, eleito como o melhor enólogo do Chile pela Guia dos Vinhos Chilenos 2006, está à frente deste projeto inovado. Harmonioso com o salmão...excelente harmonia...É 10!!!!

SALMÃO... A LA OS DESENTOCADOS & GOURMETIDOS

 Na quinta feira a Lene  ficou com água na boca assistindo a novelaFina Estampa ao ser servido um salmão. Então, de pronto, disse-lhe que no dia seguinte, na sexta estaria matando a sua vontade. De imdiato convidei o Zé Emidio e Iraneide para na sexta matar a vontade da Lene.
Na sexta, as nove foi servido um "Salmão a lá os desentocados e gourmetidos" em homenagem ao nosso blog.
 Um salmão marinado ao ice maracujá ao forno na manteiga e manjericão, acompamhado de batata e cebola Pears salteadas na manteiga e mangericão com arroz cremoso de requeijão e gengibre em conserva. Para finalizar um caminho de geléia de pimenta e mostarda com mel....Putzz...arriégua...éguatee... pai-do-céu...!!!!deliciaaa!!!

A noi

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

EL CASTRO DE VALTUILLE...meu primeiro mência

 Eu e Lene....Zé Emidio e Iraneide, em plena segunda feira gorda de carnaval ambientada dentro de um clima chuvoso degustávamos um Spaguetti à carbonara. Para o acompanhamento o Zé trouxe um vinho El castro de Valtuille. O Zé o tinha degustado na noite anterior de sabado e se apaixonou pela uva... Mência. tanto ele, quanto eu, que começamos agora a engatinhar pela  enologia não a conhecíamos. Olha...uma surpresa!!. Uma uva com um rubi terroso boa presença da fruta, no primeiro aroma um ligeiro toque da acidez de um mousse de maracujá, notas minerais, achocolatado e madeira discreta. uma sensação de delicadeza , maciez e suavidade. É para se apaixonar fácil. Que "mencia" outros...Olé!!!
A uva espanhola Mencía é cultivada no extremo oeste da província de León, divisa com a Galícia, sob as denominações Valdeorras, Ribeira Sacra e principalmente Bierzo. Esta última, criada em 1989, foi revitalizada na década de 90, numa situação muito parecida com a denominação Priorato. Cultivada em lugar montanhoso de clima continental, com alguma influência atlântica. O solo tem base argilosa, com algum calcário e presença de pedras, principalmente a típica Pizarra, espécie de argila laminar (trata-se de uma rocha metamórfica). A mineralidade desses vinhos costuma ser atribuída a este tipo peculiar de solo. Gustativamente, são macios, acidez correta e tanicidade moderada. A princípio, não são vinhos de longa guarda. Devem ser consumidos até oito a dez anos de safra, salvo algumas exceções de vinhedos muito antigos, cuja  concentração e extrato justifiquem maior longevidade.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

SERRADAYRES....Um "Portuga" harmonioso e delicado

Eu e o Zé Emidio o apreciamos na sexta. Uma degustação carinhosa...harmoniosa. Um vinho convidativo, leve, prazeiroso. Uma cor granada intensa com límpido visual das uvas Castelão, Trincadeira e Touriga Nacional num  vinho Ribatejano. Um jovem reserva de cor convidativa. O aroma remete, devido a trincadeira à primeira mordida em uma goiaba que se espalha em compotas de frutas vermelhas e no final te deixa passear em uma mata fresca pelo orvalho da manhã. Uma degustação que deixou a impressão romantica. Na boca um equilibrio elegante e saboroso. Um preço agradável para um prazer inusitado...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

TALL HORSE...meu primeiro sul africano

Tall Horse...este shiraz foi meu primeiro Sul Africano e olha que não fiquei decepicionado. Eu adoro um shiraz e este Sul Africano caiu no meu agrado. Este vinho possui uma rica cor vermelha. É encorpado, redondo, com notas de frutas maduras, lembrando pêssego e no nariz lembra aniz, chocolate . É suave, mas ainda bem estruturado. Pronto para ser apreciado novo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

VIRADO PARAOARA.... sumano...éguateee!!!!

Partindo do Virado à paulista, um prato típico do cotidiano paulista que como prato feito, ora se come as segundas, ora se come as quartas. É feito com feijão, arroz, bisteca de porco ou calabreza e couve.
 No Virado à Paraoara fiz as bistecas de porco gratinadas no alho e pimenta calabreza como se fosse um " poivre", gengibre em conserva, manjericão.  Da minha juventude tirei o hábito que eu tinha de comer o feijão com chouriço gelado a noite quando eu voltava do cursinho...uma farofinha crocante por cima...hummmm!!!! aíí ficou um contraste gostoso da bisteca quente com o feijão gelado... sumanos...éguateee!!!!

SALADA DONA SÍ....minha homenagem

Dona Sí, ou Dona Siloé, era uma mulher forte, de fibra que graças as seus arroubos me colocou no aprendizado dos segredos da cozinha. Como éramos 6 irmãos as secretárias não paravam em casa. Se eram desajeitadas, dávamos um jeito delas não ficarem. Se eram arumadinhas elas não aguentavam os 6 irmãos. Assim minha velha decidiu a questão. Paulo, por seres mais velho, já pra cozinha...!!!!
Então, maezinha, esta salada com rúcula, batata e cenoura à Juliet, pupunha e queijo gruèyre é minha homenagem que te devia...!!!