Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

DOLCETTO D'ALBA..um Massolino de Serralunga

 é um vinho exclusivamente  100%  feito de mão proveniente 
 de Serralunga dos vinhedos de Massolino. Uma cor rubi escura deixa no nariz  uma sensação de frescor aromático que lembra um floral citrino. Na boca macio, uma textura maravilhosa, uma acidez impressionantemente suave, pouco encorpado deixando a lembrança amadeirada e de especiarias como chocolate e pimenta.e seus  taninos  são macios e flexíveis. Um prazer que o torna gostoso de mais. 

domingo, 9 de setembro de 2012

UVA DOLCETTO...prazer um conhece-la!!!!

Uma uva pouco conhecida no Brasil. Uma pena...!!! No noroeste da  Itália, na região de Piemonte, fronteira entre a França e Suíça, esta uva tinta tem seu valor, principalmente na cidade de Alba, cidade conhecida por seus pêssegos e trufas, esta uva de casca fina pedem um processo de maturação mais rápido bem como sua colheita  precoce o que lhe dá a característica de uma acidez quase perfeita a um vinho delicioso, pouco encorpado, com taninos leves, teor alcoólico em torno de 12,5 %, meio corpo e frutado,  fácil de beber, bem agradável o que o torna ideal para o dia-a-dia. Apesar do nome dolcetto dar a ideia de docinho, como sugere sua tradução, está relacionado justamente à esta colheita precoce. 
Geralmente deve ser servido com o primeiro prato e antes de outros tintos mais encorpados harmoniza bem com massas leves e peixes. 
Hoje na região existem perto de 5 tipos de denominações: Dolcetto d'Acqui, Dolceto d'Alba, Dolcetto delle Langhe Moregalesi, Dolcetto de Diano d'Alba e Dolcetto d'Asti.. São vinhos para serm degustados ainda jovens entre 2 e 4 anos de sua colheita. A uva está sendo também produzidas de forma ainda acanhadas na Austrália e Estados Unidos.
Foi um prazer em conhece-la através da Dolcetto d'Alba...aprendi mais uma uva!!!! TIM...TIM...saúde!!!



domingo, 2 de setembro de 2012

WEIGHT TICKET...Um Shyraz australiano de peso

O Zé Emidio trouxe da DECANTER shyraz um australiano safra 2009 produzido por  Peter Lehmann nos vales de Barossa. Um vinho encorpado, para mim mais encorpado que o shyraz Wellow Tall, de cor violácea escura, na boca baunilha e no nariz toques de pimenta e especiarias um tanino suave que desce macio que o tornou uma agradável surpresa. Nota 9 para uma noitada de sábado com vontade de ficar em casa jogando conversa fora  entre amigos degustando  vinhos & queijos.