Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

PIRACUÍ...uma farinha de peixe

Piracuí....uma farinha feita do acari, muito comum em Santarem. O piracuí é uma espécie de farinha produzida pelo beneficiamento do peixe Acari. podemos dizer que é um alimento legitimamente brasileiro, de origem indígena. Seu sabor levemente defumado e intenso. A produção do piracuí é muito comum na região. Consiste em assar/moquear o acari ou o tamuatá, retirar a carne, catar as espinhas e então torrar essa massa de peixe usando o mesmo processo de torra da farinha de mandioca que é também produzida na região. O bolinho de piracuí é um real concorrente do bolinho de bacalhau nos bares de Santarém e Belém. também é delicioso na forma de farofa de piracuí com banana e na forma de sopa.....hummmm, uma delícia!



PUPUNHA...na culinária

pupunha....café com pupunha...salada de pupunha...cheesecake de pupunha...pupunha caramelizada com mousse de capuccino .
hummmmm...é agua na boca ...com certeza



PUPUNHA...da lenda à culinária

 Pupunha (Bactris gasipaes H.B.K)
A pupunha está presente em quase toda a América do Sul como Honduras, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Peru, Venezuela, Equador e Bolívia. É costume no Norte comer a fruta cozida em água e sal, no café da manhã, como a macaxeira. Ficam com consistência de castanha portuguesa ou batata doce, só que mais firme, por isto são usados também para purês, cremes, nhoques, tortas. De sabor, entre milho e pinhão. É rico em carboidratos, mas também em gordura (27%), uma ótima aliada para transportar tanto betacaroteno (3.800 mcg/100 g), substância amarela lipossolúvel que se transforma em vitamina A. Pode virar farinha de uso na culinária e seu palmito é aquele de cultivo sustentável que passou a ser plantado para dar fôlego ao juçara. Seu palmito é mais tenro e suave que o do açaí. A sua lenda conta que nasceu uma menina na tribo enviada pela Deusa da Floresta e que se chamaria Raio de Soll o que causou muito inveja entre as mulheres da tribo e o Tuxaua a levou ao pajé para sacrifica-la. Ao preparar o ritual o pajé foi visitado pela princesa da Floresta enviada pe deusa da Floresta dizendo que não precisava mais do ritual...A pequena Raio do Sol deveria ser enterrada e em seu lugar cresceria uma palmeira cujos frutos seriam chamados de pupunha e que alimentaria seu povo durante o inverno e dias de penúria.



quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMIDA CASEIRA....uuauuuu!!!!!

Olha aiiii...acabei de ser um peão! !! Devorei sem sofisticação. ..fome é fome nada mais que uma broca!!! Feijao de geladeira de um dia para outro....ovo frito...carne refogada na manteiga. ...aquela farofa torrada...uma banana...Tchammm. ..Tchammm. ..tchhaaauuuu. ...meeeeuuuuuu. ..hummmmmm. ...eguateee! !!!!

sábado, 18 de maio de 2013

QUINTA DA PEDRA ALTA....um corte quase-que-perfeito

Este vinho é uma combinação quase-que-pefeita de touriga nacional, touriga franca, roriz, e tinta barroca proveniente de uma região produtora de excelentes vinhos....apresenta uma coloração rubínica, um aroma frutado no nariz e na boca um tostado amadeirado encorpado com equilibrio e um final longo persistente. O quase-que-perfeito ficou por conta de seu teor alcóolico que as vezes incomoda. Para harmonizar preparei um rosbife de filé na manteiga com tapas de cebola frita e gengibre em conserva...Bom...perfeito equilíbrio...!!!! nota 86