Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

DON GUERINO...casta teroldego



Don Guerino Teroldego Reserva 2012
Este Don Guerino é feito de uma casta rara  que eu a desconhecia totalmente e cada vez venho me surpreendo com a quantidade de uvas vinícolas. É uma das mais espetaculares cepas de toda Itália, a quase desconhecida Teroldego que é a tinta mais importante das Dolomitas. Dolomitas é uma sub-região que possui uma estrada chamada de "Estrada das Dolomitas", que liga a lindíssima cidade de Cortina D'ampezzo a Bolzano, já quase no Tirol austríaco. A Teroldego reina nessa região e praticamente só existe por lá. A casta Teroldego é uma autóctone da região do Trentino, Itália. Há muitos anos foi introduzida no Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos espalhados pela Serra Gaúcha. Ela tem características muito interessantes, produzindo desde vinhos jovens e agradáveis, até monumentos que podem envelhecer por décadas. Quando feitos para guarda, sempre mantêm seu caráter frutado com ameixas e amoras, seguidos de toques defumados.
Na última Avaliação Nacional de Vinhos, ano passado, em Bento Gonçalves, Don Guerino Teroldego Reserva 2012, produzido pela vinícola homônima de Alto Feliz. Ficou entre os 10 melhores vinhos nacionais.
Sua cor é vermelho rubi com bastante intensidade e brilho, seus aromas trazem notas de frutas vermelhas maduras, frutas secas, especiarias, também chocolate, café, torrefação e baunilha (pela passagem de 50% do vinho por 6 meses em barricas de carvalho). Em boca apresenta taninos redondos e macios, médio corpo, repetindo a fruta com equilíbrio desta entre madeira, álcool e acidez. Quente e vivo. Retrogosto levemente amargo, mas sutil, com média persistência.
Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é bebê-lo na temperatura de 18oC.
Harmoniza com carnes de caça, queijos médios, massas, carnes vermelhas magras. 
A postagem foi pelo desconhecimento da casta teroldego....Ainda vou degusta-lo

domingo, 28 de julho de 2013

TARIMA HILL...um espanhol com monastrell

TARIMA HILL....um autentico espanhol da uva monastrell que estou conhecendo agora. É a segunda uva da espanha...perdendo apenas para a tempranillo. É mais plantada na região de Yelca uma região com D.O de Jumilla. No nariz um aroma frutado e mineral lembrando cereja, ginja, café e couro. Na boca lembra açúcar mascarvo. Uma cor grena e púrpura, encorpado, equilibrado e elegante de um final prolongado e persistente. ..estamos agora..eu e Zé Emidio degustando-o. Merece uma nota muito boa. 9.5