Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 8 de março de 2015

GRAND CRU...o inicio à volta...Villa Ponciago

Villa Ponciago Fleurie La Reserve 2012
Quando a " maitre" me indicou o Ponciago afirmando que era um beujolais. ..de inicio fiquei em dúvida pois sempre aquiesci que traria a palavra beujolais carimbada no rótulo e neste estava ausente...aí fui aprender... Aprendi...pesquisando no google que Gouleyant é a palavra francesa para expressar a forma indescritível como um fino Beaujolais.
Em Beaujolais, no solo de argila arenosa sobre o granito, ocorre um casamento entre a uva e a terra considerado místico pelos franceses.
A uva Gamay, sem muita distinção em outros lugares, produz nestas terras um vinho realmente vivaz de degustação fresca e natural, pode ser o vinho dos excelentes bistrôs ,servidos em famosos bouchons ( pequenos restaurantes de grelhados) de Lyon. Original de Villages crus de Beaujolais, A Fleurie oferece um terroir de particularidades próprias com caráter identificável e apaixonante.
Realmente um vinho apaixonante...fresco...frutal lembrando acerola madura...um taninos macio...ficou perfeito com queijo gorgonzola. .

CRAND CRU...de volta

De volta ao Grande Cru...Não me decepcionei...perfeito atendimento..a comida que de excelente quando acordei pra fotografar os pratos dos outros gourmetidos..Já tinha passado do ponto...restou apresentar e postar o meu...um papeloti de filhote ao mediterraneo..supimpa. .eguateee...apresentando um sabor único. .
O vinho..indicação da casa harmonizou perfeitamente com o filhote...Não conhecia a uva pinot grigio...perfeita...fresco no aroma lembrando carambola e na boca um sutil gosto mineral...aí fui ao google. ..
Pinot gris é uma uva rosada, originária da região da Alsácia, França. Apesar da cor escura da uva, a pinot gris é usada para produção de vinhos brancos. É a uva do momento...da moda.
O Backhouse...um pinot grigio californiano de cor amarelada. .frescal...frutal...ligeiramente um toque de mineral...macio.... harmonizou bem com o filhote


domingo, 1 de março de 2015

FILHOTE MIXTO AO TUCUPI...um aroma pitiú do marajoara

 Icoaracy. ..um distrito de Belém. ..aprazível com a brisa que sopra do marajó. ..da baía do Una...invade o ambiente de Carvalho 's com mais de 30 anos de caminhada...um restaurante que você degusta o "pitiú" do peixe...de tão natural e simples onde o aroma do ribeirinho marajoara a exalar por nossas narinas aumentando e alimentando nossa fome....uma acolhida simples e singela do garçon João. ..com mais de 40 anos de casa...e de Aníbal...proprietário... meu contemporâneo e colega dos tempos de maristas. ..o perfume entranha em minha fome. ..com licença ...é hora de mata-la.
Acabaram comigo... A Lene suspirando...éguateee...comi demais...
caldeirada mixta de filhote ao tucupi e casquinho de caranguejo. ..putzzzzz. ..suei....pingava suor...parece que deu quebranto