Uma uva pouco conhecida no Brasil. Uma pena...!!! No noroeste da Itália, na região de Piemonte, fronteira entre a França e Suíça, esta uva tinta tem seu valor, principalmente na cidade de Alba, cidade conhecida por seus pêssegos e trufas, esta uva de casca fina pedem um processo de maturação mais rápido bem como sua colheita precoce o que lhe dá a característica de uma acidez quase perfeita a um vinho delicioso, pouco encorpado, com taninos leves, teor alcoólico em torno de 12,5 %, meio corpo e frutado, fácil de beber, bem agradável o que o torna ideal para o dia-a-dia. Apesar do nome dolcetto dar a ideia de docinho, como sugere sua tradução, está relacionado justamente à esta colheita precoce.
Geralmente deve ser servido com o primeiro prato e antes de outros tintos mais encorpados harmoniza bem com massas leves e peixes.
Hoje na região existem perto de 5 tipos de denominações: Dolcetto d'Acqui, Dolceto d'Alba, Dolcetto delle Langhe Moregalesi, Dolcetto de Diano d'Alba e Dolcetto d'Asti.. São vinhos para serm degustados ainda jovens entre 2 e 4 anos de sua colheita. A uva está sendo também produzidas de forma ainda acanhadas na Austrália e Estados Unidos.
Foi um prazer em conhece-la através da Dolcetto d'Alba...aprendi mais uma uva!!!! TIM...TIM...saúde!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário