Meti a mão na massa e fui até a Cumputer Hall participar de curso de culinária japonesa. A aula de hoje, com o Chef Berger, foi de Temaki. Temaki ou rolinho feito na mão é em formato de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até à boca da extremidade larga. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento, e é comido com as mãos, já que é muito estranho pegá-lo com palitinhos.
A forma tradicional do sushi é peixe fermentado e arroz, conservados com sal em um processo que veio do sudeste asiático, onde ainda continua popular nos dias de hoje.
O termo "sushi" vem de uma forma gramatical arcaica, não usada mais em outros contextos, e significa, literalmente, "é azedo", um reflexo das suas raízes históricas de alimento fermentado. A ciência por trás da fermentação do peixe embalado no arroz é que o vinagre produzido a partir da fermentação do arroz quebra a proteina do peixe em aminoácidos. Isso resulta em um dos cinco paladares básicos, chamado umami em japonês. A forma mais antiga de sushi no Japão, Narezushi, ainda se assemelha muito com esse processo. No Japão, o Narezushi evoluiu para Oshizushi e, por último, para Edomae nigirizushi, que é o alimento conhecido mundialmente apenas como "sushi". A versão contemporânea, internacionalmente conhecida apenas por 'sushi', foi desenvolvida por Hayana Yohei entre 1799 e 1858 no final da Era Edo Essa técnica era uma forma primitiva de fast-food que não era fermentada, pois sendo preparada rapidamente, podia ser comida em bancas armadas na rua ou em teatros. Nessa época, esse tipo de sushi ficou conhecido como Edomae zushi, pois era produzido com peixes frescos pescados em Edomae atual baía de Tóquio. Apesar de hoje em dia os peixes não virem mais desse lugar, o sushi ali produizido ainda é formalmente conhecido como Edomae nigirizushi.. O temaki é na verdade um Makizushi que significa sushi enrrolado, é uma das 6 apresentações do sushi
Nenhum comentário:
Postar um comentário