Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PIRARUCU...um astro na cozinha

O Pirarucu, um dos maiores peixes de água doce e tem seu significado na língua indígena em que pira, é peixe, e urucum, vermelho. A carne do Pirarucu é suave e usada em pratos típicos da nossa região. Frequentemente salgada e exposta ao sol para secar. é sempre uma delícia em qualquer receita.

Na lenda, Pirarucu era um índio que pertencia a tribo dos Uaiás que habitava as planícies de Lábrea no Sudoeste da Amazonia. Ele era um bravo guerreiro mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo.

Pirarucu era cheio de vaidades, egoísmo e excessivamente orgulhoso de seu poder. Um dia, enquanto seu pai fazia uma visita amigável a tribos vizinhas, Pirarucu se aproveitou da ocasião para tomar como refém índios da aldeia e executá-los sem nenhuma motivo. Então Tupã enraivecido contra a atitude do índio enviou um relâmpago fulminante através de Xandoré, que acertou o coracão do guerreiro e, mesmo assim, ainda se recusou a pedir perdão.

Todos aqueles que se encontravam com Pirarucu correram para a selva terrivelmente assustados, enquanto o corpo de Pirarucu, ainda vivo, foi levado para as profundezas do rio Tocantins e transformado em um gigante e escuro peixe. Pirarucu desapareceu nas águas e nunca mais retornou, mas por um longo tempo foi o terror da região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário