Pesquisar este blog

Páginas

13 fevereiro 2013

O GOURMETIDO...Em "Meu Rango" da Troppo

Meu rango

Edição de 10/02/2013
O "Gourmetido"
Por Michel Ribera
O título acima é o apelido que nosso convidado deu a si próprio por conta da paixão pela cozinha. Segundo Paulo Torres, nos quase 40 anos que tem dedicados à medicina, não abandonou um antigo sonho, o de se tornar chef e abrir seu restaurante: "1950 Bistrô, é o nome que circula pela minha cachola", dispara.
Paulo conta que começou a cozinhar quase por obrigação. De acordo com ele, em sua casa, povoada por homens – seis no total – as empregadas nunca paravam no emprego, tanto que foi decretado que seria cada um por si e Paulo por todos na hora das refeições. Foi a partir dessa prazerosa imposição que ele diz ter tomado cada vez mais gosto pelas andanças nas feiras e mercado do Ver-o-Peso para descobrir os ingredientes que iriam acabar nas suas panelas.
Foi com esse amadurecimento que Paulo passou a se interessar em criar suas próprias receitas e foi aprendendo, por vontade própria, aos poucos, os segredos da gastronomia através da leitura, assistindo a programas de tevê e sentindo os contrastes entre os componentes da receita. "Quando moleque eu queria ser, acreditem, James Bond! E como tal tinha que descobrir, apenas com o olfato, os aromas da gastronomia, vinhos e outras bebidas. Acreditem, eu treinava para distinguir os mais variados aromas e odores que descobria ao longo da vida", relembra.
Foi justamente a curiosidade que o fez criar alguns pratos inusitados e de sabores marcantes, como o cheesecake de pupunha, o de açaí, o Caranguejo mais que pai-d’égua, o Salmão pai-d’égua e a pupunha com castanha do Pará caramelada com mousse de cappuccino, estes três últimos, inscritos no X Festival Gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.
Apesar de não ser chef profissional, Paulo fala que já tem certas manias que são suas marcas, como a preferência pelo sabor forte do gengibre e da canela. E é claro que, como bom gourmetido, ele só fica satisfeito com a aprovação pelas suas cobaias, Lene, a esposa; e Marya Paula e Luis Filippe, seus filhos, que demonstram nos olhos e no exclamativo "huuummmm" que são fãs de cada criação.
O intrometimento de Paulo é tanto que ele chegou a dar pitaco até mesmo no cardápio do restaurante que fornece refeições para a empresa onde ele trabalha. Ele mesmo foi ensinar o passo a passo dos pratos que hoje fazem sucesso entre os médicos cooperados.
Essa paixão pelos temperos levaram Paulo a criar um blog, o www.osdesentocados.blogspot.com, que conta com a ajuda do português José Emídio, também médico, e é recheado de receitas, fotos e comentários de endereços gastronômicos interessantes.
Além do sabor, Paulo diz que o aroma e a apresentação do prato são fundamentais. "Se não houver esta integração, não há aquele savoir-faire. Lembro que minha vozinha dizia: meu filho, a gente come com os olhos e com o nariz. Nisto ela sempre teve toda a razão. Quando crio um prato, ao faze-lo, não me apego a medidas. Minha atenção se volta ao aroma, à cor e à estética", enumera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário