Pesquisar este blog

Páginas

03 abril 2012

UVAS MALBEC

 
A Uva  Malbec originaria da França se adaptou com extrema facilidade ao solo argentino ao ponto que desempenham um grande papel na produção de vinho da Argentina.   Os sabores e aromas dos vinhos feitos a partir de uvas Malbec incluem amora, cereja, ameixa e chocolate. Outras características dos vinhos Malbec incluem a forte tonalidade rubinica que chegam a colorir a taça, com taninos suaves e alta acidez. Vinhos Malbec não são tão populares como os vinhos feitos a partir de outras variedades de uva vermelha, mas sua popularidade está crescendo graças a bebedores de vinho que buscam experiências novas de vinhos do novo mundo e diferentes características. A uva Malbec continua a ser empregada na produção de vinhos em Bordeaux, na França, pois fornece a caracterítica tanto da cor  forte e seus taninos firmes.
Agora como varietal a Argentina, produz malbec encorpado com taninos muito suaves e sabores fortes de frutas. Por um tempo os produtores de vinho argentino substituiram a maioria de suas vinhas velhas de Malbec com videiras de mais "negociáveis", mas agora que o resto do mundo descobriu quão bons vinhos varietais com a uva Malbec podem ser produzidos, a Argentina está de volta ao negócio de produção de vinho Malbec. O sabor e aromas do vinhos produzidos com a uva Malbec lembram amora silvestre, ameixa, pimenta, cereja e chocolate. Também são caracterizados por possuirem um corpo médio, coloração acentuada, acidez alta e taninos fortes. Eles harmonizam com carnes vermelhas, alimentos picantes, massas, molho de tomate, assados.
 A Argentina e o Chile estão descobrindo o vinho rosé, principalmente da uva malbec. Normalmente, os vinhos rosés são vinificados pelo método de maceração curta, ou seja, vinifica-se como os vinhos tintos, partindo-se de uvas tintas, deixando-se o mosto em contato com as uvas por um período mais curto de tempo (de 03 à 24 horas), dependendo da tonalidade de cor desejada pelo produtor.
 O rosé seduz com sua delicada combinação de frutas vermelhas frescas e em conserva, aromas de cereja, framboesa e um toque de baunilha, que se mesclam em harmonia. A primeira sensação na boca é de refrescância, leveza e excelente relação entre a acidez e o doce. Logo se percebem as frutas vermelhas, sempre marcante o cítrico, metálico que permanece até o final. O rosé muito versátil, podendo ser harmonizado com diversos pratos, especialmente peixes, frutos do mar, os temperados e os agridoces.


Nenhum comentário:

Postar um comentário