Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

VIÑA HERMINIA & PANARROZ...tempranillos de agradável surpresa

 O Vinã Herminia que adquiri no outlet da Expand em vinhedos, SP me fez ver a qualidade de um espanhol...um espanhol puro sangue de cor purpura com toques de roxo, mostrando um grande frescor. Uma explosão de aromas de frutas vermelhas maduras, que me deu a sensação de estar na AP passeando pelos jambeiros abarrotados de jambos maduros, com um toque apimentado de pimenta . Mesmo incorpado no paladar, é suave, equilibrado e principalmente um vinho fácil de beber.
O Panarroz foi minha primeira experiência com a tempranillo. Foi lá no "A Forneria". O Panarroz 2006 da região de Jumilla, sudeste da Espanha, tem algo diferente nele. Muita personalidade e presença, é um vinho que, no mínimo, vale a experiência.
Na taça, sua cor um pouco mais intensa que a maioria que seus conterrâneos,  com destaque para os tons de roxo, que impõe uma agradável mistura de ferro, terra, frutas, muitas frutas, com um sutil toque de adocicado. Na boca, sua estrutura e taninos acentuados revelam a inquietação de um vinho jovem, provavelmente evoluirá por mais alguns anos. Mais frutas, geléia, chocolate, pimenta, ameixas, enfim, sabores complexos para um vinho desta categoria. É um vinho rústico, para  os  amantes da Pinot, viciados em sua maciez poderão torcer o nariz para o tempranillo. Para todos os outros, recomendo, é uma ótima oportunidade para experimentar algo diferente e expandir o paladar. Uma agradável surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário